sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A etiqueta do "Cara de Pau"

P.S.: 'cara de pau' é o termo comumente utilizado pra referirmo-nos aos indíviduos descarados, sem vergonha, sem pudores, sem noção de limites, de regras e o que mais possa lhes faltar.

Quem nunca conheceu um típico cara de pau? Todos nós conhecemos um. Ou, na pior, das hipóteses sermos um. De vez em quando podemos ter atitudes típicas de um indivíduo dessa 'catiguria', mas isso não quer dizer que o sejamos; espero...
As atitudes de um típico cara de pau são tão explícitas que o 'título' acaba-lhe caindo como uma luva, por assim dizer. A repetição exacerbada de tal comportamente logo o identifica no meio.
A seguir, listarei algumas situações que podem nos ajudar a identificar um 'cara de pau' ou, ainda melhor, nos ensinar a evitar as situações que possam nos colocar no mesmo patamar que ele.

1. É o amigo número um do seu carro (nada a ver com combustível de boa qualidade, aditivos para motor, radiador, etc.) .As baladas do cara de pau dependem de você. Ops! De você não, do seu motorizado. O cara de pau aparece nas datas festivas, na hora das festas e das baladas; ele precisa de alguém para levá-lo. Se for longe então, aí ele gruda em você um mês antes. Paparica, presenteia, telefona, chora suas preocupações e jura amizade eterna. Livre-se dele: 'Estou sem carro', 'sem dinheiro', 'está quebrado', 'está na oficina', 'vou de ônibus' é a melhor pedida pra ele desistir.

2. Vai pra balada sem um mísero real no bolso e consegue voltar bêbado. Entra de lambuja, escolhe as baladas onde é VIP até as '22h00' e se der sorte ainda o primeiro chopp é grátis. Não que os demais também não sejam, afinal ele bebe metade da sua long neck, dá uma bicada no copo do outro amigo, fica amigo do garçon e do barman.

3. Vai pra balada, pede um scotch pra começar a noite. As duzentas e vinte e duas cervejas posteriores ele marca nas comandas de todos os amigos que estão com ele. No final ainda é capaz de comentar: "Nossa bebi até whisky e minha conta não deu nem R$15,00".

4. Nunca tem cigarro. Fila o do seu, o do amigo, o do mendigo da rua, o do bêbado do botequim, o da chiquérrima que está fumando um de cigarrilha. O cigarro dele sempre 'acabou na vinda e ele vai comprar outro maço'. O cara de pau ainda é capaz de ficar bravo se naquele dia você se decidiu por um mentolado ou um de cravo. Livre-se dele: diga sem rodeios 'é o meu último também'.

5. Vai de carona com você e te trata como se ele estivesse com todo o comando, você é o chauffair. Decide a hora de ir embora ou, na pior das hipóteses, fica bravo se você diz que está cansado e quer ir embora. Livre-se dele: largue-o por lá. Ele que se vire.

6. É ele também que decide quem toma conta das bolsas enquanto uns curtem e uns bebem. Nesse caso você sempre dança, né? No mau sentido. Livre-se dele: vá com uma belíssima tira-colo, coloque no bolso. Se só as bugigangas dele estiverem na mesa da balada, ele que se vire.

7. Ele é sempre o autor das grandes idéias, dos grandes passeios. Quando uma balada não sai como o esperado ele diz em alto e bom som que ' a idéia foi sua' ou que ele 'só foi devido à sua insistência'. Livre-se dele: mesmo tendo sido uma m....., diga que pra você foi o máximo.

8. Empresta tudo que pode. E nunca devolve. Quando pede que ele devolva o cara de pau é capaz de dizer que não está com ele, que você não emprestou a ele, que ele ainda não leu ou não ouviu. Na dúvida, não empreste.

9. Oferece-se para sair com você. Oferece-se para dormir na sua casa. Mas sempre há algo intencional por trás do 'auto convite'. Pode ser que ele precise chegar a um lugar próximo ao seu destino, pode ser que haja uma balada e ele pretende 'hospedar-se' na sua residência, assim pode dar uma esticada da night sem ter de preocupar-se em encontrar outro motorista para levá-lo de volta pra casa.

10. Oferece-se para buscar a bebida, a comida, o cigarro ou qualquer outra coisa. O troco nunca aparece. Minutos depois ele oferece balas, chicletes ou ainda fuma descaradamente de um maço novinho em folha.
Livre-se dele: deixe a preguiça de lado, levante e vá buscar o que quer que lhe apeteça, assim o máximo que você pode perder é o lugar à mesa.

Se eu ficar a noite toda aqui, sou bem capaz de listar mais umas mil atitudes que identicam um cara de pau.
Quem sabe em um próximo post?
Para esse tipo de gente há até lista de produtos de beleza disponíveis no mercado, tal a enorminade de exemplares que podem ser encontrados facilmente. Lustra móveis e óleo de peroba são os produtos top em se tratando de hidratante facial para o típico cara de pau.


Beijocas da Amanda



Related Posts with Thumbnails