quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Mal de Pinóquio


Estou completamente didática essa semana. Minhas maluquices culturais e informativas estão prevalecendo com muita 'catiguria' por esses dias...
Hoje falarei sobre algo que muito me chama atenção: a mitomania.
Opa! Não é palavrão e nem aula de algum idioma ou dialeto extinto.
É coisa séria, mas como sempre darei a minha parcela de contribuição recheando de ironia e sarcasmos os conceitos teóricos; portanto, comecemos. O post será meio longo, mas acho que valerá pela informação.


O que é MITOMANIA?

A mitomania é a tendência patológica mais ou menos voluntária e consciente para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaniacos estão relacionadas a assuntos específicos, porém podem ser ampliadas a atingir outros assuntos em casos considerados mais graves. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam pr iludir os outros em histórias de fins [unicos e práticos, com o intuito de suprirem aquilo de que sente falta em suas vidas. É considerada uma doença grave, necessitando o portador dela de grande atenção por parte de pessoas próximas.


Sobre a doença

Dizer a verdade é um sofrimento para quem tem mitomania, doença definida como uma forma de desequilíbrio psíquico caracterizado essencialmente por declarações mentirosas, vistas pelos que sofrem do mal como realidade.
Assim, podemos dizer que o discurso do mitômano é muito diferente daquele do mentiroso ou do fraudador, que tem finalidades práticas. Para estes, o objetivo não é a mentira, sendo esta apenas um meio para outros fins. Contam histórias ao mesmo tempo que acreditam nelas. É também uma forma de consolo. Sabe, no fundo, que o que diz não é totalmente verdadeiro. Mas ele sabe que isso deve ser verdaderio para que lhe garanta equilíbrio interior suficiente.

A mitomania não pode ser considerada como uma mentira compulsiva, e sim como uma doença que se não tratada pode causar transtornos sérios à pessoa que possui. Em geral, essa manifestação deve-se à profunda necessidade de apreço ou atenção.

Motivação

Não se sabe ao certo os motivos pelos quais a mitomania se manifesta. Primeiro, porque acarreta milhares de fatores sócio psicológicos da pessoa afetada e, segundo, porque enfatiza uma situação social, podendo, então mostrar-se eventual dependendo das cirscunstâncias presentes na época em que o indivíduo está vivendo. Na maioria das vezes é por desejo de aceitação daqueles que o rodeiam.

Cura

A cura reside muitas vezes na implementação de um quadro de cuidados aqssociando meio psiquiátrico e psicoterapêutico. Os indivíduos que rodeiam o mitômano também são de suma importância no processo para que ele se sinta assistido e ajudado. O acompanhamento é a chave da cura, até mais importante que um tratamento psiquiátrico.


E o passarinho o que diz sobre tudo isso? E por quê esse assunto?

Certamente a Mitomania deve ser tratada como um dirtúrbio psicossocial que afeta o indivíduo, e como tal, deve ser levada muito à sério tão logo identificada. É fato!

Mas percebo outras coisas também...
Nem toda pessoa mentirosa é compulsiva ou mitômana.
A pessoa É mentirosa e pronto!
É cada história que nem os mentirosos mais fraudadores e ardilosos conseguiriam crer.
Até para mentir tem de se ter talento e discernimento, uma vez que uma mentira tem de ser sustentada através de outras mentiras, e assim sucessivamente.
Tem histórias que não colam nem com a mais poderosa SuperBonder.
É um tal do povo fantasiar relacionamentos que não existem? Sabe aqueles dois encontros que sua amiga teve com um europeu e que ela jura que foi o namoro do século, refere-se ao dito cujo como namorado, noivo e afins? Ela deveria ter cuidado em falar certas coisas, ou será que ela se esqueceu de que por serem amigas vocês acabaram dividindo momentos dessa 'epopéia amorosa intercontinental'?
E o falso milhonário? Fazendeiro, megaempresário, anda de Armani e Ferragamo. Mas dirige um carro saído de linha no verão de 85 alegando ser mais 'seguro e menos visado'.
E os 'proprietários' de CEPs badalados que na realidade não passam aluguel? Por favor, né? De que adianta ter a pose se nenhum imposto é no nome do 'chiquérrimo'?
E a master badalada, pegadora e desejada por 100 entre 80 homens e que não aparece nunca com ninguém? Mas jura que foi cortejada até pelo Denzel Washington na última noitada... Detalhe básico: vocês estavam na mesma balada...
E aquela pessoa que fala mal de Deus e mais meio mundo, incluindo nos maldizeres a própria mãe, os parentes todos, o cachorro, o vizinho, o papagaio, a melhor amiga, os amigos os vizinhos e quem mais a interessar (se for alguém que não a interessa então... fu%¨#!)? O pior é na frente de outras pessoas, para fazer média é claro, quando ela diz que a mãe é a melhor do mundo, o vizinho é prestativo e 'quase da família' e a melhor amiga é sua irmã siamesa.



Pessoas que agem assim, de forma dissimulada e querendo mostrar aquilo que não são, não merecem nossa confiança, nosso apreço e muito menos nossa amizade.
Eu dispenso pessoas assim de meu convívio!
E, por favor, não me venha com esse papo de mitomania. Mitomania é coisa séria e, repito, deve se tratado como tal.
Aos Pinóquios de plantão, fica a dica.
Sermos nós mesmos é muito mais legal, muito mais fácil e prazeroso e MUITO MENOS trabalhoso!


Bjoks da Amanda



Para saber mais: http://www.saudeeforca.com/







Related Posts with Thumbnails