sábado, 9 de outubro de 2010

Sim, eu tenho amigos loucos... E os ADORO!!!!

Nando e Rô


Amados...

Obviamente meu parceiros de 'fervo'são o Gá, o Nando e a Rô.

Não é sempre que conseguimos estar juntos, mas em algum momento isso ocorre e o que não falta é muita bagunça, bobagen, risadas intermináveis  e muita ferveção!!!!
Há alguns dias eu apresentei a vocês meu "Currupaco", né? Aquele irmão de fé e camarada - plagiando o Rei. Até nossos bafões são os mesmos. É impressionante - pros outro eu diria -, porque nós estamos é bastante acostumados.

 Hoje apresentarei a vocês os 'queridíssimos' da imagem acima: o Nando e a Rô.
O mais interessante é que ela que me mandou essa imagem e falou: 'Aman, olha eu e o Nando!'.
Depois de rir uns quinze minutos eu pensei em postar fazendo uma 'homenagem' aos dois bem ao estilo do 'Passarinho'; achei o máximo e me inspirei a escrever sobre eles.

A do Gato Mia a maioria dos leitores conhece. Ela me faz rir o tempo todo. Cada tirada e sacadas sensacionais. A história da beringela, nossos basfonds com Gladis e conversas no skype são tudodibomesuperútil.com.br.... rsrsrsrsrsrsrsr.....
Se a Marília, do Coisas da Gigi, estiver no bafão o assunto rende horas de boas risadas, e ainda podemos contar com a super-hiper-master-blaster-mega participação do Wikipedia Carlos Otávio, o marido da Má.
Mas, voltando a Roberta...
É muito assunto, muita risada e muito fervo. Nos divertimos com pouco. Causamos sempre.
Lugar nem é o problema. Basta uma ou duas cervejas, se a ordem for acelerar, - 'uma dose de vodka', por favor?! - e começa a festa.
A beringela que ela odeia, os assunto 'malacabados' de Gladis, os fervos na Vela, a parceria com o Currupaco, as portas das baladas (sim! ela gosta de porta também!), a paixão pelos felinos (que eu amo idem).... só fizeram a amizade crescer mais e mais!!!!

E o Nando, hein? É o meu Babá cuca fresca.... aliás um super-hiper-master-blaster amigo.
Costumo dizer que graças ao 'link online' dele com o 'astral', ele vai conseguindo me livrar das confusões nas quais insisto em me meter, sejam elas de ordem amorosa, de ordem bafônica ou, simplesmente, confusões diárias.
É o amigo que liga só pra falar 'oi'. Só pra saber se tá tudo bem. Ele se diverte com minhas maluquices e me traz de volta à Terra quando começo a viajar demais.
É ele que me ensinou a perceber o peso da minha mão.
Ah!!!! E foi ele também que m nossa última incursão a uma feijoada no Vai-Vai, sóbrio de tudo - JURO por todos os Orixás! -, chamou o Didi de Gugu, cumprimentou alguém que nem conhecia e ainda deu 'boa noite' para um compositor, se tocando depois de cinco minutos que ainda não eram nem quatro horas da tarde.

Meus amigos são assim.
Tenho poucos. Mas são AMIGOS mesmo, com letra maiúscula!
Amigos que não são apenas pra 'tomar cachaça e ficar bêbado'.
São amigos que estão junto também quando o 'bicho pega'.
Se eu for falar de cada um deles... rasgo vários elogios e também um monte de 'causos' enngraçados.
As críticas e puxões de orelha eu falo com eles pessoalmente!
Os defendo, estando certos ou errados.
Se realmente estão certos ou errados, vejo com eles depois.
É assim... amigo é amigo e filho da puta é filho da puta e ponto final!

" Não caminhe na minha frente, eu não posso seguir.
Não caminhe atrás de mim, eu não posso conduzir, apenas caminhe ao meu
lado e seja  meu amigo."

Albert Camus (1913-1960) - escritor, prêmio Nobel, autor de O estrangeiro


Bjoks da Amanda






A questão do Currupaco: Papagaio ou Maritaca?




Abram-se os ninhos!
Aprumem-se alados!
O show vai começar!

Como, quando e onde?
Porque, quanto ?

Dando sequência ao tema Samba de Enredo, iniciado semanas antes em nosso confessionário, deixo o conforto do ninho mais uma vez, e desta, para falar à respeito das gravações dos Sambas.

Primeiro há de se salientar que eu não sou contra a tecnologia e muito menos contra o investimento, porém, venho notando que grandes gravações dos sambas concorrentes em disputa continuam a influenciar de maneira errada os sambistas que acompanham aquele que talvez seja o mais complicado dos processos de uma agremiação na montagem do carnaval: A Escolha do Hino Oficial!

A discussão à respeito das gravações, obviamente, nos levará direto para a ultima parte da coluna, que tratará da disputa em si, e portanto, servirá de reflexão para que possamos ao fim de tudo encontrar respostas, ou mais duvidas, para o assunto.

Ja havia demonstrado la no primeiro post minha insatisfação com o fato do nome dos compositores hoje pesar diretamente sobre a avaliação dos sambistas e reforço que infelizmente bons compositores com belas obras tem seus sambas ignorados pelo público e pelas escolas durante a disputa por falta daquilo que falsamente chamam de know-how!

É óbvio que uma bela gravação, com um grande interprete, grandes arranjos, uma produção de primeira linha, videos ilustrativos e interativos, influenciarão na escolha do público.

Primeiro porque estamos mal acostumados a digerir a música industrializada, pronta, embalada a vácuo e transmitida pelos veículos.

Segundo porque o crescimento do espetaculo do Carnaval causa a sensação inconsciente e coletiva de que sofisticação no sentido de luxo é garantia de sucesso.

Mas ai eu vos pergunto: E quando os arranjos se vão, os pavarotes se calam, os estudios se transformam em salas sem teto, sem recursos eletrônicos e a vóz do público é quem tem que determinar o desempenho?
Indo mais fundo: E quando a linda gravação de 5:30 minutos de duração, se transforma num ensaio de 65:00 minutos?

Muitas vezes o que acontece, é uma queda de rendimento, de qualidade, de apreciação por parte daqueles que abraçaram a obra e por consequência, um desempenho ruim em desfile.

Mais do que nunca é chegada a hora de deixarmos de lado os vicios contemporaneos, as persistentes padronizações de qualidade e atentarmos-nos para o que realmente interessa: Letra, Melodia, Fluência, Identidade e Possibilidade.

Não confudam Papagaios com Maritacas!
Saba bom é samba bom, samba ruim é samba ruim.
Basta avaliar com os critérios corretos para que separe-se o joio do trigo.
As vezes, o não tão enfeitado papagaio, que parece meio capenga, meio selvagem, se torna a companhia mais agradável, enquanto a bela Maritaca, singela e exuberante, com suas cores difusas e bicos platinados, pode se tornar inconveniente e desagradavel.

Faço um apelo as escolas, hoje, e sustentarei até o dia em que meu bico for quebrado por algum estilingue:

Proibam as gravações! Levem o interprete oficial para o estúdio e gravem os sambas e depois ensaiem com eles durante a disputa!

Só assim saberemos qual é realmente o dono do puleiro, e ai, a escolha não se baseará apenas na preferencia de quem opta por um papagaio ou uma maritaca ao olhar uma vitrine. Até porque, assim como o animal na vitrine, a gravação de concorrente, serve apenas para atrair o público. O objetivo final, só será alcançado, pela escolha correta, e essa só se faz, quando o objeto de desejo vai de encontro as expectativas.

Para ilustrar o tópico, duas gravações de um mesmo samba.
Uma é a original, da disputa, sem grandes apetrechos. A outra é a filmagem do Ensaio técnico com o samba em funcionamento, mostrando seu poder de fogo.
Papagaio velho, mas que não se troca por nenhuma maritaca...


Vila Isabel 2010
Enredo: Noel, a presença do poeta da Vila

Autor: Martinho da Vila

Se um dia na orgia me chamassem
Com saudades perguntassem
Por onde anda Noel
Com toda minha fé responderia
Vaga na noite e no dia
Vive na terra e no céu
Seus sambas muito curti
Com a cabeça ao léu
Sua presença senti
No ar de Vila Isabel
Com o sedutor não bebi
Nem fui com ele a bordel
Mas sei que está presente
Com a gente neste laurel

Veio ao planeta com os auspícios de um cometa
Naquele ano da Revolta da Chibata
A sua vida foi de notas musicais
Seus lindos sambas animavam carnavais
Brincava em blocos com boêmios e mulatas
Subia morros sem preconceitos sociais

(Foi um grande!)

Foi um grande chororô
Quando o gênio descansou
Todo o samba lamentou
Ô ô ô
Que enorme dissabor
Foi-se o nosso professor
A Lindaura soluçou
E a Dama do Cabaré não dançou
Fez a passagem pro espaço sideral
Mas está vivo neste nosso carnaval
Também presentes Cartola
Araci e os Tangarás
Lamartine, Ismael e outros mais
E a fantasia que se usa
Pra sambar com o menestrel

Tem a energia da nossa Vila Isabel
Tem a energia da nossa Vila Isabel


Gravação original na vóz do compositor Martinho da Vila:




Samba de Enredo cantado pela Escola na Marques de Sapucai:


Related Posts with Thumbnails