segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia de Cosme e Damião!!!!


Hoje é dia da 'criançada'!!!!

São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram por volta de 300 d. C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a Igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 é o dia de São Vicente de Paulo.


Biografia

Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Sírio e depois foram praticá-la em Egéia. Dizem "Nós curamo as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicinana Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anagiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecidaa forma exata de como morreram. Perseguiram por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templodedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.


CosmasDamianfraangelico.jpg
A decapitação de São Cosme e Sâo Damião por Fra Angelico
Versões de suas mortes
Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada através de documentos históricos. Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.
Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram pra trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Milagres e cura
Conta-se que eram sempre confiantes em Deus, que oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de 'santos pobres'.
A partir do século V os milagres de cura atrivuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos, ajudando crianças que sofriam violências.
Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranquilidade da aceitação do seu martírio.

Santos Cosme e Damião realizando um transplante de perna, afresco de Fra Angelico

Sincretismos
Semelhanças com a mitologia grega
Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo resitros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.
Alguns gripos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.
Relação com as religiões afro-brasileiras
O dia de Sâo Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbando onde são associados aos Ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de gilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa 'o enfeitado' e Damião, 'o popular'.

Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca de agrados) doces e brinquedos.
Bjoks da Amanda
Related Posts with Thumbnails