sábado, 9 de outubro de 2010

A questão do Currupaco: Papagaio ou Maritaca?




Abram-se os ninhos!
Aprumem-se alados!
O show vai começar!

Como, quando e onde?
Porque, quanto ?

Dando sequência ao tema Samba de Enredo, iniciado semanas antes em nosso confessionário, deixo o conforto do ninho mais uma vez, e desta, para falar à respeito das gravações dos Sambas.

Primeiro há de se salientar que eu não sou contra a tecnologia e muito menos contra o investimento, porém, venho notando que grandes gravações dos sambas concorrentes em disputa continuam a influenciar de maneira errada os sambistas que acompanham aquele que talvez seja o mais complicado dos processos de uma agremiação na montagem do carnaval: A Escolha do Hino Oficial!

A discussão à respeito das gravações, obviamente, nos levará direto para a ultima parte da coluna, que tratará da disputa em si, e portanto, servirá de reflexão para que possamos ao fim de tudo encontrar respostas, ou mais duvidas, para o assunto.

Ja havia demonstrado la no primeiro post minha insatisfação com o fato do nome dos compositores hoje pesar diretamente sobre a avaliação dos sambistas e reforço que infelizmente bons compositores com belas obras tem seus sambas ignorados pelo público e pelas escolas durante a disputa por falta daquilo que falsamente chamam de know-how!

É óbvio que uma bela gravação, com um grande interprete, grandes arranjos, uma produção de primeira linha, videos ilustrativos e interativos, influenciarão na escolha do público.

Primeiro porque estamos mal acostumados a digerir a música industrializada, pronta, embalada a vácuo e transmitida pelos veículos.

Segundo porque o crescimento do espetaculo do Carnaval causa a sensação inconsciente e coletiva de que sofisticação no sentido de luxo é garantia de sucesso.

Mas ai eu vos pergunto: E quando os arranjos se vão, os pavarotes se calam, os estudios se transformam em salas sem teto, sem recursos eletrônicos e a vóz do público é quem tem que determinar o desempenho?
Indo mais fundo: E quando a linda gravação de 5:30 minutos de duração, se transforma num ensaio de 65:00 minutos?

Muitas vezes o que acontece, é uma queda de rendimento, de qualidade, de apreciação por parte daqueles que abraçaram a obra e por consequência, um desempenho ruim em desfile.

Mais do que nunca é chegada a hora de deixarmos de lado os vicios contemporaneos, as persistentes padronizações de qualidade e atentarmos-nos para o que realmente interessa: Letra, Melodia, Fluência, Identidade e Possibilidade.

Não confudam Papagaios com Maritacas!
Saba bom é samba bom, samba ruim é samba ruim.
Basta avaliar com os critérios corretos para que separe-se o joio do trigo.
As vezes, o não tão enfeitado papagaio, que parece meio capenga, meio selvagem, se torna a companhia mais agradável, enquanto a bela Maritaca, singela e exuberante, com suas cores difusas e bicos platinados, pode se tornar inconveniente e desagradavel.

Faço um apelo as escolas, hoje, e sustentarei até o dia em que meu bico for quebrado por algum estilingue:

Proibam as gravações! Levem o interprete oficial para o estúdio e gravem os sambas e depois ensaiem com eles durante a disputa!

Só assim saberemos qual é realmente o dono do puleiro, e ai, a escolha não se baseará apenas na preferencia de quem opta por um papagaio ou uma maritaca ao olhar uma vitrine. Até porque, assim como o animal na vitrine, a gravação de concorrente, serve apenas para atrair o público. O objetivo final, só será alcançado, pela escolha correta, e essa só se faz, quando o objeto de desejo vai de encontro as expectativas.

Para ilustrar o tópico, duas gravações de um mesmo samba.
Uma é a original, da disputa, sem grandes apetrechos. A outra é a filmagem do Ensaio técnico com o samba em funcionamento, mostrando seu poder de fogo.
Papagaio velho, mas que não se troca por nenhuma maritaca...


Vila Isabel 2010
Enredo: Noel, a presença do poeta da Vila

Autor: Martinho da Vila

Se um dia na orgia me chamassem
Com saudades perguntassem
Por onde anda Noel
Com toda minha fé responderia
Vaga na noite e no dia
Vive na terra e no céu
Seus sambas muito curti
Com a cabeça ao léu
Sua presença senti
No ar de Vila Isabel
Com o sedutor não bebi
Nem fui com ele a bordel
Mas sei que está presente
Com a gente neste laurel

Veio ao planeta com os auspícios de um cometa
Naquele ano da Revolta da Chibata
A sua vida foi de notas musicais
Seus lindos sambas animavam carnavais
Brincava em blocos com boêmios e mulatas
Subia morros sem preconceitos sociais

(Foi um grande!)

Foi um grande chororô
Quando o gênio descansou
Todo o samba lamentou
Ô ô ô
Que enorme dissabor
Foi-se o nosso professor
A Lindaura soluçou
E a Dama do Cabaré não dançou
Fez a passagem pro espaço sideral
Mas está vivo neste nosso carnaval
Também presentes Cartola
Araci e os Tangarás
Lamartine, Ismael e outros mais
E a fantasia que se usa
Pra sambar com o menestrel

Tem a energia da nossa Vila Isabel
Tem a energia da nossa Vila Isabel


Gravação original na vóz do compositor Martinho da Vila:




Samba de Enredo cantado pela Escola na Marques de Sapucai:


Related Posts with Thumbnails