segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Volta do Currupaco: - Salve o arvoredo!




O Currupaco Folião retorna as atividades após três semanas em falta com o público. Mas há um motivo pra isso:

Para dar sequência ao tema "Samba" eu preferi esperar as escolhas de samba, pois, os processos que haviam se iniciado foram tão revoltantes que eu não poderia perder o gancho...

Não que eu ache que os responsaveis por escolhas sejam despreparados, muito pelo contrario, todos sabem o que é um samba bom e como diferencia-lo de um boi-com-abóbora. A questão é:

Até que ponto a qualidade do samba o faz campeão?

* Recomendo que a partir desse ponto, a coluna seja lida ao som do samba que está no final desse post!

Digo, com dor no coração, que hoje em dia simplesmente a qualidade não importa! Primeiro porque o juri do Carnaval nivela por baixo os sambas e os resume simplesmente em letras e melodias corretas, acarretando notas máximas a sambas ABC, daqueles que você não vê nada de excepcional nem nada de péssimo, o que pra mim qualifica o samba como horroroso, uma vez que como expressão artistica, o ultimo sentimento que uma obra deve causar no expectador é indiferença.

Deixo meus sinceros parabéns a comunidade da Brasilândia, sob o pavilhão encantado da Sociedade Rosas de Ouro, a comunidade da Vila Madalena, sob o pavilhão empatico e sedutor da Pérola Negra, e a comunidade da Bela Vista sob o pavilhão tradicional e majestoso do Vai-Vai.

Ambas, a suas maneiras, escolheram os sambas que primaram pela melhor visão do Enredo, pela beleza melódica e apurada de seus hinos, pela identidade de cada samba perante a história de seus grêmios.

O Rosas de Ouro resgata os refrões de pergunta e resposta, mais simples, sem aquele jogo de 4x4 comum, que nos remete a antológicas obras la da Brasilandia:

R com O, S com A
Vai ganhar ouro
Quem souber o que vai dar
Rosas!

Rosas de Ouro
Pode apostar!
Grita forte meu povo
Diz ai o que vai dar

Grande resgate de identidade e estilo por parte dos compositores, que vem fazendo sim obras diferentes, melodicamente falando, do que propunham na agremiação em que disputavam anteriormente. Entedo que, os autores desse samba entendem o Rosas de Ouro como essência e não apenas como a oportunidade de vencer um concurso.


Pela fé de Abrahão
Pérola Negra vem cumprir sua missão

A Vila Madalena opta por seguir o estilo que vem a consagrando, com muita coragem, ao escolher sambas bem elaborados, em tom menor, numa pegada mais tradicional, com a letra rica na forma e na aplicação. O que a principio poderia significar uma complicação para o samba ser escolhido, uma vez que pesa hoje em dia sobre as escolas, o dogma de que o samba bem elaborado e denso dificulta a comunicação com o público, é justamente o trunfo para a vitória. Parabéns a Pérola Negra por suas convicções e pelo peito de insistir e bater de frente contra o modelo ideal de samba falsamente propagado por notas duvidosas e diretores ambiguos.


A Musica venceu!
O Dom é luz que vem de Deus!
Da emoção, Vai-Vai resplandeceu!

O Bexiga, sabiamente, aposta na beleza e explosão de seu Samba de Enredo para trasmitir a emoção do Enredo em homenagem ao Maestro João Carlos Martins. Optou-se pela emoção, ao invés do fétido clamor de ballets aeróbicos em arquibancadas e frenéticos saltos dignos do carnaval de salvador. Aposta então, na força de um samba lirico, emocionante, belo e incendiario,para romper a barreira que afastou suas mãos da taça nos ultimos dois anos. Mérito da comunidade que abraçou a obra, dos Compositores que ousaram em sair da linha viciada de sambas descartaveis, da Diretoria que teve sabedoria e principalmente, do mundo do samba que clamou por essa vitória entendendo que a mesma é importante para o genero musical.

Não que eu as considere as unicas escolhas acertadas até o momento, mas há de sublinhar-se a relevância das mesmas para o cenário do carnaval.

E é assim que eu inicio a segunda parte do primeiro tópico, que terá como assunto abordado, dessa vez, os compositores.

Por isso: - Salve o arvoredo!

Sugeri na primeira parte da coluna que deixassemos de lado as cascas a fim de que fosse possível saborear os frutos, em sua melhor forma, corpo e sabor. Mas se estamos falando do Samba como fruto, precisamos identidicar tal qual na esfera da biologia, sua origem, sua arvore e como se dá essa equação genética que resulta em carnaval.

Proponho o seguinte Raciocionio:

Chão = A Escola de Samba em si, de onde se edificam as Arvores.
Arvores = Os sambistas
Frutos = O Samba, dançado, cantado ou filosofado.
Flores = A manifestação do mesmo, na sua forma de conjunto, com o corpo exuberante e atrativo, o desfile.

O compositor, portanto, estaria incluído, de maneira especifica, na categoria Árvore.

O Compositor, por definição exata, é aquele que se inspira através de algo, e transmite com seu dom de música, a emoção para o seu público. Entendo que nesse caso, a Árvore serve ao Solo, e portanto, há de se analisar a identificação de ambos.
O Clima favoravél, a caracteristica biológica, o Ecossistema em geral.
O bom compositor, e ai eu não falo apenas da qualidade de suas obras, é aquele que sente o solo, que vive o solo, e que frutifica para ele, na medida dele.

Compositores, arregacem as mangas! Escutem os sambas antigos de suas escolas, sintam, vivam, respirem, amem, transmitam emoção. Se preocupem menos com as Cascas, pensem nos frutos. Vocês tem o dever de dar continuidade ao legado de Compositores imortais que não precisavam de logistica para compor. A Arte é um dom natural, quando fabricada, se torna descartavel e irrelevante.

Não sejam a violeta esquecida do vaso na sacada. Essa quando morrer, será substituida por outra, comprada na mesma quitanda, por um valor insignificante, de cor semelhante a todas as outras, e será regada e lembrada até quando seu carater decorativo servir aos olhos de quem a tem.
Sejam o Jequitibá!
Simbolo da longevidade e da força! Aquele que quando cai deixa a clareira em meio a mata e se faz notar a ausência!


Para ilustrar o tópico, um grande samba de enredo, daquele tipo que não se vê mais, vitorioso em sua trajetória no âmbito cultural.Nunca tombou, nunca rachou, nunca findou!



Samba de Enredo apresentado pelo Império Serrano em 1989
Enredo: Heróis da Liberdade
Compositor(es): Silas de Oliveira, Mano Décio e Manoel Ferreira

Samba, ó samba
Tem a sua primazia
Em gozar de felicidade
Samba, meu samba
Presta esta homenagem
Aos heróis da liberdade

Passava noite, vinha dia
O sangue do negro corria
Dia a dia
De lamento em lamento
De agonia em agonia
Ele pedia o fim da tirania
Lá em Vila Rica
Junto ao largo da Bica
Local da opressão
A fiel maçonaria, com sabedoria
Deu sua decisão
Com flores e alegria
Veio a abolição
A independência Laureando
O seu brasão
Ao longe soldados e tambores
Alunos e professores
Acompanhados de clarim
Cantavam assim
Já raiou a liberdade
A liberdade já raiou
Essa brisa que a juventude afaga
Essa chama
Que o ódio não apaga pelo universo
É a evolução em sua legítima razão

Samba, ó samba
Tem a sua primazia
Em gozar de felicidade
Samba, meu samba
Presta esta homenagem
Aos heróis da liberdade

Ô, ô, ô, ô
Liberdade senhor!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Mal de Pinóquio


Estou completamente didática essa semana. Minhas maluquices culturais e informativas estão prevalecendo com muita 'catiguria' por esses dias...
Hoje falarei sobre algo que muito me chama atenção: a mitomania.
Opa! Não é palavrão e nem aula de algum idioma ou dialeto extinto.
É coisa séria, mas como sempre darei a minha parcela de contribuição recheando de ironia e sarcasmos os conceitos teóricos; portanto, comecemos. O post será meio longo, mas acho que valerá pela informação.


O que é MITOMANIA?

A mitomania é a tendência patológica mais ou menos voluntária e consciente para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaniacos estão relacionadas a assuntos específicos, porém podem ser ampliadas a atingir outros assuntos em casos considerados mais graves. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam pr iludir os outros em histórias de fins [unicos e práticos, com o intuito de suprirem aquilo de que sente falta em suas vidas. É considerada uma doença grave, necessitando o portador dela de grande atenção por parte de pessoas próximas.


Sobre a doença

Dizer a verdade é um sofrimento para quem tem mitomania, doença definida como uma forma de desequilíbrio psíquico caracterizado essencialmente por declarações mentirosas, vistas pelos que sofrem do mal como realidade.
Assim, podemos dizer que o discurso do mitômano é muito diferente daquele do mentiroso ou do fraudador, que tem finalidades práticas. Para estes, o objetivo não é a mentira, sendo esta apenas um meio para outros fins. Contam histórias ao mesmo tempo que acreditam nelas. É também uma forma de consolo. Sabe, no fundo, que o que diz não é totalmente verdadeiro. Mas ele sabe que isso deve ser verdaderio para que lhe garanta equilíbrio interior suficiente.

A mitomania não pode ser considerada como uma mentira compulsiva, e sim como uma doença que se não tratada pode causar transtornos sérios à pessoa que possui. Em geral, essa manifestação deve-se à profunda necessidade de apreço ou atenção.

Motivação

Não se sabe ao certo os motivos pelos quais a mitomania se manifesta. Primeiro, porque acarreta milhares de fatores sócio psicológicos da pessoa afetada e, segundo, porque enfatiza uma situação social, podendo, então mostrar-se eventual dependendo das cirscunstâncias presentes na época em que o indivíduo está vivendo. Na maioria das vezes é por desejo de aceitação daqueles que o rodeiam.

Cura

A cura reside muitas vezes na implementação de um quadro de cuidados aqssociando meio psiquiátrico e psicoterapêutico. Os indivíduos que rodeiam o mitômano também são de suma importância no processo para que ele se sinta assistido e ajudado. O acompanhamento é a chave da cura, até mais importante que um tratamento psiquiátrico.


E o passarinho o que diz sobre tudo isso? E por quê esse assunto?

Certamente a Mitomania deve ser tratada como um dirtúrbio psicossocial que afeta o indivíduo, e como tal, deve ser levada muito à sério tão logo identificada. É fato!

Mas percebo outras coisas também...
Nem toda pessoa mentirosa é compulsiva ou mitômana.
A pessoa É mentirosa e pronto!
É cada história que nem os mentirosos mais fraudadores e ardilosos conseguiriam crer.
Até para mentir tem de se ter talento e discernimento, uma vez que uma mentira tem de ser sustentada através de outras mentiras, e assim sucessivamente.
Tem histórias que não colam nem com a mais poderosa SuperBonder.
É um tal do povo fantasiar relacionamentos que não existem? Sabe aqueles dois encontros que sua amiga teve com um europeu e que ela jura que foi o namoro do século, refere-se ao dito cujo como namorado, noivo e afins? Ela deveria ter cuidado em falar certas coisas, ou será que ela se esqueceu de que por serem amigas vocês acabaram dividindo momentos dessa 'epopéia amorosa intercontinental'?
E o falso milhonário? Fazendeiro, megaempresário, anda de Armani e Ferragamo. Mas dirige um carro saído de linha no verão de 85 alegando ser mais 'seguro e menos visado'.
E os 'proprietários' de CEPs badalados que na realidade não passam aluguel? Por favor, né? De que adianta ter a pose se nenhum imposto é no nome do 'chiquérrimo'?
E a master badalada, pegadora e desejada por 100 entre 80 homens e que não aparece nunca com ninguém? Mas jura que foi cortejada até pelo Denzel Washington na última noitada... Detalhe básico: vocês estavam na mesma balada...
E aquela pessoa que fala mal de Deus e mais meio mundo, incluindo nos maldizeres a própria mãe, os parentes todos, o cachorro, o vizinho, o papagaio, a melhor amiga, os amigos os vizinhos e quem mais a interessar (se for alguém que não a interessa então... fu%¨#!)? O pior é na frente de outras pessoas, para fazer média é claro, quando ela diz que a mãe é a melhor do mundo, o vizinho é prestativo e 'quase da família' e a melhor amiga é sua irmã siamesa.



Pessoas que agem assim, de forma dissimulada e querendo mostrar aquilo que não são, não merecem nossa confiança, nosso apreço e muito menos nossa amizade.
Eu dispenso pessoas assim de meu convívio!
E, por favor, não me venha com esse papo de mitomania. Mitomania é coisa séria e, repito, deve se tratado como tal.
Aos Pinóquios de plantão, fica a dica.
Sermos nós mesmos é muito mais legal, muito mais fácil e prazeroso e MUITO MENOS trabalhoso!


Bjoks da Amanda



Para saber mais: http://www.saudeeforca.com/







quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eu, Adão e Eva é que tivemos sorte!!!!


Sorte é pra quem tem!!! E eu tenho!!!!

Esse momento família que andei 'vivendo' levou-me a uma belissima constatação: eu NUNCA tive sogra.

Em três relacionamentos que tive e que podem ser considerados como 'sérios' eu nunca tive uma 'mãe de namorado' para atormentar a minha vida.
Isso pode ser chamado de sorte? De repente, né? Quem sabe?
As reclamações sobre sogra são sempre as mesmas.
Querem tomar decisões sobre a vida dos filhos, sobre o relacionamento e absolutamente sobre tudo que cerca o rebento.
Desaprovam sem conhecer. A nora nunca é boa suficiente. O genro não é digno de confiança.
Para a sogra ninguém 'cuidará' do filho/a tão bem quanto ela.
As roupas, o quarto arrumadinho, a alimentação adequada e nutritiva da mamãe nunca será nem um milésimo da provisão fornecida pela nora ou genro.
É de matar!!!!
E se contarmos aquelas sogras malucas que não gostam do genro / nora simplesmente por não gostar? Motivo real para o ódio não há. Se trata de uma reação mal fundamentada pelo simples fato de sentir a cria sob ameaça.
E assim... Faz parte de toda uma tradição essa coisa de não gostar de sogra e vice versa.
Sogra que é sogra tem de atrapalhar o genro/nora.
E genro/nora que é genro/nora tem de odiar e falar mal da sogra.
É regra, e nesse caso não cabe excessão!!!!

Eu, por tudo que eu devo merecer, sou bastante sortuda.
Imaginem um passarinho com uma sogra 'infernizadora'?
Quem ganharia a batalha?
Alguém duvida?
Vou é parar de gongar por aqui, dá que o povo lá de cima me castiga e me manda uma futura sogra que vale pelas três que não tive?


Bjoks da Amanda














segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia de Cosme e Damião!!!!


Hoje é dia da 'criançada'!!!!

São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram por volta de 300 d. C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a Igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 é o dia de São Vicente de Paulo.


Biografia

Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Sírio e depois foram praticá-la em Egéia. Dizem "Nós curamo as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicinana Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anagiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecidaa forma exata de como morreram. Perseguiram por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templodedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.


CosmasDamianfraangelico.jpg
A decapitação de São Cosme e Sâo Damião por Fra Angelico
Versões de suas mortes
Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada através de documentos históricos. Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.
Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram pra trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Milagres e cura
Conta-se que eram sempre confiantes em Deus, que oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de 'santos pobres'.
A partir do século V os milagres de cura atrivuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos, ajudando crianças que sofriam violências.
Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranquilidade da aceitação do seu martírio.

Santos Cosme e Damião realizando um transplante de perna, afresco de Fra Angelico

Sincretismos
Semelhanças com a mitologia grega
Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo resitros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.
Alguns gripos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.
Relação com as religiões afro-brasileiras
O dia de Sâo Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbando onde são associados aos Ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de gilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa 'o enfeitado' e Damião, 'o popular'.

Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca de agrados) doces e brinquedos.
Bjoks da Amanda
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