quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A lista do ódio: Netiqueta

Amores meus!!!! Saudades!!!! Tô de volta!!!!
Preguiça me abandonando em 3, 2, 1...

Pensei, pensei e pensei sobre um post de 'reestréia', e nada! Até que parei para pensar em algumas coisas.... Eis que me surgiu a ideia...
Afinal de contas, as redes sociais estão aí e fornecem cada coisa a nós -'os socialmente integrados'-, que há tempos comecei a elaborar a minha listinha de ódio no ambiente virtual.
Facebook, Twitter, Tumblr, Flikr, Linkdn (sei lá como se escreve isso!), Google plus, Orkut (o quase morto)... Haja paciência para aguentar e moderar certos tipos de comportamento. Algumas coisas eu apenas finjo que não li, que não vi... Desde que inventaram o double click nossas vidas nunca mais foram as mesmas...

1º ódio: Não quero fertilizar sua fazendinha, consertar sua máquina, te doar um cavalinho, ok? Juro que já tentei administrar essas 'coisinhas' todas, mas falta-me tempo e, pricipalmente, paciência. Tudo bem que o Facebook ofereceo bloqueio de conteúdos, mas o ideal é que parta de você a iniciativa de não ficar aparecendo na tela dos seus amigos com pedidos de ripas de madeira ou ferraduras para construir um celeiro virtual.

2º ódio: "Jantando", "Vou ao mercado", "Fui à academia e fiz nove milhões de abdominais"... E daí? Bom pra você, certo? Se isso aparece no Twitter me dá uma vontde sensacional de dar aquele reply com um lindo "E daí?" ou um "F*$@-%. Se aparece no FB... ai que falta que sinto da tecla "Caguei".

3º ódio: Vamos maneirar no retweet? Replicar comentários interessantes, idéias legais, matérias pertinentes, links interessantes; isso é construtivo. Mas retuitar bobagens, piadinhas sem noção e afins não está na moda. Logo, segurem o RT, tá?

4º: ódio: Transformar a timeline do Twitter em uma sucursal do MSN não rola. Os seus followers não são obrigados. Eu muito menos. E tenho uma paciência bastante limitada. MSN não é Twitter, e Twitter não é MSN. Gente sem noção, é sem noção sempre, né?

5º ódio: Lavação de roupa suja online também não é agradável. Ninguém é obrigado a entender ou aturar a baixaria alheia. Lembre-se que nem todos sabem o que realmente está acontecendo. E garanto que a maioria das pessoas nem fazem a questão de saber. Gritaria virtual também não é pertinente. Letras maiúsculas e baixaria andam lado a lado. Palavrões também estão fora de cogitação.

6º ódio: Copiou? Compartilhou? Citou algo que foi dito pro alguém? CRÉDITOS aos devidos autores são super importantes. É feio bancar o inteligente, o antenado, o in, ultizando a sabedoria alheia. Ninguém é tão culto quanto no Twitter, é impressionante. Pra mim não é....

7º ódio: Fotos de comida. O arroz da hora do almoço, a feijoada de sábado, o pastel da feira, o apaghetti da nonna. Pra quê? Não tem o que postar? Não poste nada!!!! Simples assim!!! Cardápios de delivery e livros de receitas ilustrados com todos os tipos de comida, tenho aos montes aqui em casa. No FB, no Tumblr... não precisa!!!!

8º ódio: o que tem de gente fazendo a linha sociável-simpático não é brincadeira. Você encontra uma pessoa em uma festa / balada, no dia seguinte ela já te adiciona em uma rede social. Menos de 48 horas depois aparece aquele "Oi" ou, pra piorar (e me matar), "Saudades". Saudades de quê? Quão longa é a convivência pra sentir saudades? É o famoso 'caça assunto'.

9º ódio: Auto queimação de filme é o que não falta. As fotos, as legendas (medo!), os comentários... Preciso de mais? Aquelas piadinhas internas que só o povo que tá por dentro do assunto entende, e acabam enchendo a página dos outros. Tenham um pouco de discernimento. Só por hoje. Ontem vi a página de uma pseudo-famosa quem que teve a ousadia de criar uma página no Twitter para o bebê que está esperando. Quase tive uma síncope quando li o 'tatibitate' endereçado ao bebê: 'mi mama fazeu meu caito osa'... Algo assim... deprimi instantaneamente!

10º ódio: Obrigada, eu passo.!!! Gifts animados, flyers, correntes, orações,  cartões virtuais com musiquinha e essas 'merdaida' toda. Presentes? Prefiro ao vivo e um abraço tá valendo. Flyers de vez em quando não me incomodam tanto... Mas quando mandam pela 1245698ª vez eu penso seriamente em cometer um crime hediondo. Correntes e orações? Mal passo na porta da igreja... 'Tenderam'?

11º ódio: Baixaria futebolística também é desprezível! Vai postar na página do seu clube, na fan page do ídolo do time. Na minha página não!!!!

12º ódio: Depressão, tristeza, luto e afins não são assuntos a serem compartilhados com TODOS doFB, Twitter, Flikr etc. É algo mais íntimo, particular. Temos vida além da internet, ou não? Existem assuntos para serem comentados, desabafados e discutidos com amigos reais! No universo virtual, nesse caso, cabem somente o MSN e o e-mail. Caso contrário saia do computador e vá chorar na cama que é lugar quente. Ser um pouco reservado não faz mal a ninguém.

13º ódio: Gente que faz postagens ofensivas e não tem envergadura moral para enviar ao real destinatário. Esse tipo de gente não merece consideração. Covardia é f&%@!!!!

Por fim, a política da boa vizinhança é essencial, sobretudo na internet, uma vez que aqui não estamos 'mostrando a cara', escondemo-nos atrás de um perfil, de uma imagem, de uma tela. Sentimo-nos protegidos, mas esquecemo-nos que muitas vezes o confronto é inevitável. Logo, devemos ficar atentos a tudo o que postamos. Assim, de maneira geral, devemos seguir a regra que nunca falha: mantenhamos sempre o bom senso.


Bjoks da Amanda

1 Pios:

Coisas da Gigi disse...

Piei e amei. Essa lista deveris ser colocada em todos as redes...

Related Posts with Thumbnails